terça-feira, 10 de maio de 2011

A morte de Bob maarley

A Morte de Bob Marley

"O mundo seria perfeito se toda onda quebrasse onde todo dia fizesse sol, onde toda música fosse Reggae e todas as pessoas fossem unidas"

Jogando uma partida de futebol na França, em maio de 1977, Marley machucou o dedo do pé durante uma disputa de bola. Bem, à primeira impressão, a lesão parecia mínima. Era essa a época da turnê européia de "Exodus". A lesão, no entanto, não sarava, e o tempo passava.

Aos 7 de julho de 1977, Denise Hills, executiva chefe da Island Records acompanhando a turnê de Exodus, aconselhou Bob a procurar um médico, que disse à Bob que a situação parecia bastante grave, tão grave, que, por fim, os doutores recomendaram a amputação do dedo direito. Bob recusou-se, de acordo com as diretrizes Rasta contra qualquer espécie de cirurgia. Quando Bob estava partindo de Londres para Miami, o Dr. William Black realizou um enxerto de pele no dedo, e afirmou que a operação teria sido um sucesso.

Numa manhã de domingo, em 21 de setembro de 1980, Bob foi praticar jogging no Central Park com um amigo. Na noite após seu segundo concerto no Madison Square Garden, ele começou a ter problemas em relembrar o show, até em relembrar o que teria feito em sua performance.

Naquela manhã de domingo, ele sentiu seu corpo esfriando. Ele falou ao seu amigo que algo estava errado. De repente seu pescoço tornou-se rígido; ele não pôde mais falar. Bob não era capaz de mover sua cabeça, até que desmaiou.

Skilly, o amigo de Bob, levou-o de volta ao hotel, o Essex House. Bob aos poucos foi acordando, mas ele estava visivelmente trêmulo. Apesar de tudo, a decisão foi de que fariam o show em Pittsburgh no dia seguinte, uma quinta-feira à noite. Sua performance no Stanley Theater na quinta-feira, 23 de setembro de 1980, foi a sua última apresentação.

Bob foi secretamente enviado ao Manhattan's Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. Oso doutores não lhe deram mais do que dez semanas de vida, pois havia sido detectado câncer inclusive em seu cérebro, e a doença estava se espalhando para outros órgãos vitais.
Bob ainda tentou um tratamento na Alemanha, com um especialista, porém à essa altura não restavam mais esperanças. Bob fez questão de que todos os direitos de suas canções fossem dados à sua família.

Bob morreu 11 de maio de 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário